Seja também um membro!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

COMO FAZER UM CULTO DE MISSÕES?

 O que é um Culto de missões ? Para que serve um culto de missões? Como podemos observar os resultados desse trabalho?


Culto realizado no caráter missionário, que tem a finalidade de alertar a igreja sobre a  importância
da obra missionaria na vida de um cristão.
Tem como base os versículos 16:15 de marcos e 18:19 de mateus.O apostolo Paulo escrevendo aos 1°corintios 9:16 diz: Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho. Eis ai a resposta que procuramos, pois todo crente que é fiel tem sede de anunciar este evangelho de transformação e redenção para os que precisam, porque se existe algum cristão que não tem vontade nenhuma de anunciar esse precisa fazer uma reflexão na sua vida.
Este evento tem como resultado que a igreja tenha o maior interesse pela obra missionaria fazendo com que haja o crescimento dos grupos de evangelismo pessoal, ou seja, da campanha evangelizadora da nossa igreja.
Esse culto não pode ser realizado só com bandeiras, hinos e geo grais que falam de missões, ele tem que ser realizado com o coração voltado para a vontade de Deus, muito jejum, consagração e oração; pois não somos nenhum de nós(que por nossas ideias para este culto damos o aumento da campanha ), mais da mesma forma que o espirito santo toca nos corações para a conversão das almas, ele toca na alma de cada crente para o despertar de Deus.

Liderança

Na IEADPE temos um coordenador ou promotor de missões que ambos tem a mesma função, coordenar a equipe para a preparação do culto.
Saindo um pouco da formalidade com que escrevo, estar claro a falta de interesse de algumas equipe, ou pessoas,  em algumas congregações da nossa congregações e igrejas de outras denominações. Lembrando do que estamos falando "obra missionaria" é ela a obra espinhosa e é dela que o trecho em 9:37 de mateus, "poucos são os ceifeiros". é aquela que você convida uma igreja de 5000 pessoas e só chega 10 irmãos para faze-la.
Pouco tempo a traz  eu tinha na minha equipe sete pessoas, e por perceber a falta de interesse achei por bem de afastar certas pessoas, foi ai um dos meu maiores erros, essa pessoa estava fraca na fé e a equipe de missões era umas das coisas que mais incentivava ela ir pra igreja. hoje essa pessoa vai algumas vezes perdidas para a igreja.(favor, não cometam este erro também.) .
Meu conselho é que independente como sua equipe esteja, sempre convide a todos. Mesmo que eles não saiam a campo, mesmo que farrapem alguns cultos de missões, mesmo assim sempre os convide-os para ajudar na construção do culto. Embora você sempre esteja dando exemplo aos demais e orando por eles. Distribua tarefas, pergunte como estar o andamento, coloque na programação almenos uma pessoa para dar uma palavra sobre missões.

Material

Todo culto de missões precisa de um material para ser realizado, esse materiais incluem: bandeiras,cartazes com pequenas reflexões missionarias, imagens da missão que você estar falando, um esbouço para toda igreja, um hino em outra língua, dependendo da criatividade e dos recursos uma maquete do mapa do país de um templo ou de uma arte que represente o país.

  1. Bandeira - usada para expor aos irmãos a bandeira do país ( melhor identificação ) do país que irá abordar, dentro ou fora do templo
          Obs: no meu caso uso  dentro do templo, no púlpito da igreja a bandeira do país em foco e as                     demais uso para decorar.

          ex:

   2. Cartaz - usado para expor algum versículo ou informação sobre o país em foco ou sobre o assunto geral ( missões ).

    Obs: não usar muito cartaz dentro do templo ou fora do templo. Quando usado em grande quantidade causa uma poluição visual e tira a atenção de algumas pessoas do culto.

    Ex:  

A grande quantidade de informação visual causa o desvio da atenção que deve estar voltada para que estar se pronunciando no púlpito.

  3.  Imagem - a imagem é usada para mostra a igreja a situação visual do país em que foi abordado.

       Obs: atenção quando os irmãos foram expor as imagens, pois estamos expondo imagens para um publico de todas as idades e alem do mais cristãos.

     Ex: fotos de índios nus, tribos africanas fazendo algum ritual, cristãos espancados por perseguição ou            torturas.

  4.  Esbouço - usado para informar a igreja a situação (religião, economia, cultura, curiosidades e etc.)

      Obs: O tempo máximo de um enfoque é de 15 minutos. Nessas informações é necessário se preocupar mais com a situação religiosa no país ou cidade.

  5. Hino - O louvor como em todo culto é essencial, e como estamos preparando um culto voltado para                       missões nada melhor que um hino em espanhol (mais compreendido pela igreja), inglês  e dialeto                  ( favor, se cantar nesses idiomas recitar a tradução.  ).

Hinos sugeridos para os cultos:
 6. Maquete - forma de ilustrar para os irmãos de umas forma criativa.

    Obs: muito cuidado com que vai se ilustrar (cristo redentor, santos pagãos). as maquetes mais usadas são de templos ou pontos turísticos.


Oração que nos traz unção

Temos estar ciente daquilo que estamos mexendo, esse trabalho é de recrutar um exercito para salvar almas mantidas em cativeiros do adversário. É por este motivo que nós promotores de missões e equipe de missões temos que nos empenhar na oração e consagração para ser cheios de autoridade do espirito santo de Deus, pois estamos convocando o povo de Deus, um dos povos mais difíceis de se convencer.



Agradecimentos

    Agradeço a sua atenção e o carinho de ter acessado nosso blog para ter esse conhecimento sublime ao mesmo tempo humilde de criar um culto de missões. Fique ciente de que Deus dos altos céus estar vendo seu esforço e dedicação para fazer enta obra. que Deus lhe dê muita sabedoria ao fazer estar obra. amem.



Jonathas França  

6 comentários:

  1. Boa tarde a minha igreja é muito pequena eo meu pasto colocou nas minha mão a responsabilidade de começar o culto de missao mais ñ sei pro onde começar.Pode me ajudarem?

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO ME AJUDOU BASTANTE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO!

    ResponderExcluir
  3. Paz do Senhor! Parabéns pelo Blog é muito bom e me ajudo bastante, que Deus continue te usando neste ministério q é lindo mais muito difícil, eu só lider de missões e evangelismo e sei bem como é difícil, mais temos a certeza que tudo q fazemos para Deus é valido, eu amo oq eu faço e agradeço a Deus pela oportunidade de fazer parte desta obra tão grandiosa, se precisar de ajuda em alguma coisa este é meu email: daniela_jms@hotmail.com, fica na paz!!!

    ResponderExcluir
  4. Me ajudou muito, fui vocacionado por Deus este ano e estou muito grato por encontrar esse Blog,
    eu estava procurando uma forma para incentivar as pessoas para esse trabalho que é muito importante. Obrgdo !!!!!

    ResponderExcluir
  5. fui levantada a lider de missões na minha i greja essa semana,tenho muitas duvidas,não sei por onde começar,peço a ajuda dos amados irmãos;minha igreja não trabalhava com missões mas louvado e exaltado seja o nome do Senhor que ampliou a visão da sua igreja.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado! Gostei bastante do blog. Deus continue vos abençoando!

    ResponderExcluir